“AstroTeoLogia”

biblia

 

“O primeiro ser parecia um leão, o segundo parecia um boi, o terceiro tinha rosto como de homem, o quarto parecia uma águia em voo.”

Apocalipse 4:7

“Que figuras são essas? Que aparecem na bíblia? O Leão, o Touro, Águia e o Homem??

Os signos fixos: Leão, Touro, Escorpião e Áquario. Que formam juntos a Grande Cruz.

Os quatro elementos são freqüentemente simbolizados pelos signos fixos e aparecem ainda na carta Mundo do Tarô, onde mostram que as quatro funções da psique foram harmonizadas em uma unidade ou completude — um círculo mandálico dentro do qual uma figura feminina, a anima mundi ou alma do mundo dos alquimistas.

O lado positivo dos signos fixos é a estabilidade. São os construtores, seja de coisas terrenas (Touro), criações artísticas (Leão), poderes ocultos (Escorpião) ou idéias e visões que mudarão o mundo (Aquário).

Em muitos aspectos, é fácil ver o lado “fixo” desses signos.

Touro, em particular, tem talento para tomar da energia crua e moldá-la em algo útil. Touro também tem uma reputação de indolência, preguiça e todas as qualidades de inércia que os hindus atribuem a tamas. A fixidez ou o desígnio de Leão reside em sua atenção a si mesmo.

Podemos pensar que essa é uma qualidade muito negativa, mas essa auto-absorção é com freqüência necessária para que o artista transforme seus sentimentos em um produto ou resultado tangível. Os escorpianos são especializados em “sentimentos fixos”. Podem guardar um rancor por anos ou mostrar o maior dos apegos por um relacionamento — podem mesmo prender-se a ele por muito tempo depois que está terminado. Essa concentração de sentimento sobre um único objeto ou obsessão tem suas utilidades. Escorpianos são os melhores ocultistas; têm talento para transformar emoção crua e sentimento em poder espiritual ou mágico.

Com freqüência, é difícil para as pessoas conceber Aquário como um signo fixo. Aquário não deveria ser livre e tranqüilo, um sonhador de olhos risonhos brincando entre as tulipas da vida? Mas, os aquarianos podem fixar-se num único ideal — mesmo que haja muitas provas que mostram que o ideal simplesmente não funciona. Abraham Lincoln pode ser um bom exemplo. Como muitos aquarianos, seus ideais demoraram mais de cem anos para manifestar-se.

A fixidez é a modalidade que nos permite segurar ou preservar aquilo que começou no modo cardinal e que será dispersado no mutável. Essa é, portanto, uma função muito importante na astrologia.

Desde a mais remota antiguidade os filósofos diziam que o universo era composto de quatro elementos: o ar, a terra, o fogo, e a água. São também representados pela Águia que atravessa os ares, o Touro que lavra a terra, o Leão que ataca o Touro como o raio do céus incendeia a terra, e o Homem que em multidão murmura como o ruído dos mares.

Estes quatro elementos simbolizam as quatro substâncias fundamentais: o espaço(ar), a matéria(terra), a força(fogo), e o espírito(água), com que se formam as quatro espécies de Seres do universo: o espaço, os corpos, a força, e as pessoas.”

Comentários

Coentários