3-12-2015: “De qualquer palavra profunda todos os homens são discípulos.”

3-12

 

Hoje no céu, Mercúrio faz quadratura com Júpiter e a Lua míngua em Virgem, fazendo trígono com Plutão.

Ao falar, não quer dizer necessariamente que você se comunique e ao ler, não significa, que compreendeu o que estava escrito. Em tempos de Internet, onde o acesso ao conhecimento se tornou mais fácil e rápido, nos deparamos com um excesso de velocidade, obtido através da profusão de imagens e informações na rede. Recentemente, uma pesquisa realizada pela Microsoft demonstrou que a concentração dos humanos está mais curta do que de um peixinho dourado. Associa-se ao fato de que a maioria dos jovens teve uma péssima alfabetização na infância e a situação torna-se dramática.

Hoje em dia, com as redes sociais verifica-se o caos nas discussões. Numa linguagem onde uma vírgula faz toda diferença, a “Torre de Babel” está criada. Sendo a realidade uma construção feita através de palavras, é fundamental que haja um aprendizado no manejo da “espada”. No ocultismo ela representa o “verbo”, que liberta, mas também destrói.

Num momento crítico da nossa história, com diversos eventos acontecendo numa velocidade espantosa, é fundamental a máxima procura de discernimento e reflexão, ao consumir qualquer tipo de informação na Internet. É importante investigar as fontes, por meio de uma análise crítica e detalhista daquilo que você pesquisa. Se atente ao olhar os dois lados da mesma moeda. Leia comentários de outros leitores, reflita através de outros autores, compare as diferentes versões e opiniões de um mesmo fato. Não crie certeza. Questione, pois é da dúvida que surge a possibilidade de libertar o pensar. Lembre-se que toda a mídia do mundo é controlada por apenas 5 grandes famílias poderosas, logo busque se informar por intermédio de meios de comunicação alternativos e independentes. Não se contente com a opinião do senso comum. A busca de conhecimento é uma atitude de Eremita e pensar também cansa. É um baita gasto de energia. E saber pensar é a verdadeira sabedoria. Construa e desconstrua suas próprias ideias. Encontre a síntese, mas não seja arrogante por isso. No mundo de hoje, “nada é verdadeiro, tudo é possível”.

Vá à raiz do problema. Estude a origem etimológica das palavras. Descubra outros significados. Perceba nas entrelinhas e desconfie dos bons elementos. Não julgue o livro pela capa, todos são mestres e professores da labuta, pois tradição oral é para quem presta atenção e escuta.

: :

 

Comentários

Coentários